Notícias

26 Fev
Image

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SEVERINO SOMBRA INAUGURA INSTALAÇÕES DA FACULDADE DE MIGUEL PEREIRA

Dia 23 de fevereiro, a Fundação Educacional Severino Sombra inaugurou em parceria com a prefeitura Municipal de Miguel Pereira e com a presença de autoridades como o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux; do Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luiz Felipe Salomão; além de diversas outras autoridades do judiciário, deputados e prefeitos da região, as instalações da Faculdade de Miguel Pereira.

O sonho que está virando realidade para os munícipes de Miguel Pereira e região começou através de uma solicitação do prefeito da cidade, André Português, ao presidente da Fundação Educacional Severino Sombra - Fusve, o engenheiro Marco Capute. Segundo ele, “Quando resolvi municipalizar o hospital da cidade que estava fechando, foi à Fusve que recorri através de seu presidente para me ajudar a salvar a saúde de Miguel Pereira, já que o Hospital Universitário de Vassouras sempre atendeu não só os moradores daqui, mas de toda a região. Em poucos meses, com o know-how dele, nosso hospital funciona a pleno vapor. Ao pensar na educação dos jovens e adultos da minha cidade, também não poderia deixar de solicitar a mesma ajuda, já que a Fundação é a gestora da única universidade da região”, declarou emocionado, referindo-se a gestão operacional que a Fusve faz no hospital da cidade.

A vontade de criar uma instituição de ensino superior surgiu, segundo o prefeito, do objetivo de atrair pessoas de fora para Miguel Pereira, transformando o local numa cidade universitária e evitar o deslocamento da população para outras cidades em busca de ensino.

Para o presidente da Fusve, Marco Capute, é de vital importância a interiorização do ensino superior, ampliando a escolarização da população regional. Para ele, a Fusve, como uma das maiores empregadoras da região, tem o papel social de colaborar com o desenvolvimento socioeconômico e cultural dos moradores locais. “Afirmo para todos os presentes que vocês verão em breve a maior faculdade de Direito do Brasil. Enquanto gestor da Fusve, meu objetivo é transformar a educação de nossa região em exemplo no país, assim como já fazemos com a Universidade de Vassouras. Aqui vocês verão instalações modernas, professores altamente qualificados, mas, principalmente, pessoas com vontade! Eu quero fazer daqui uma faculdade que os alunos se sintam amparados e tenham vontade de estudar!".

O Campus recebeu o nome do Desembargador Paulo Cesar Salomão, a pedido do Ministro Fux, do qual era amigo desde a época do concurso de magistrado. Emocionado ao cortar o laço de inauguração das instalações, o Ministro disse ter certeza que o velho amigo estaria emocionado: "Paulo era exemplo de homem. Grande pai de família, grande profissional, mas principalmente, grande de caráter".

Salomão faleceu em 2008 e foi desembargador do Tribunal de Justiça do Rio e presidente do Tribunal Regional Eleitoral. Sua esposa, a Sra. Lourdinha Salomão demonstrou bastante emoção na solenidade, bem como seu filho, Paulo César Salomão Filho e seu irmão, o Ministro Luiz Felipe Salomão.

A previsão é que a Faculdade de Miguel Pereira ofereça os cursos de Direito e Gestão Pública.

NEWSLETTER

Receba nossa newsletter mensalmente com notícias importantes sobre nossos cursos, eventos e mais!