Notícias

25 JUL
Image

AULA INAUGURAL FACULDADE DE MIGUEL PEREIRA

Uma segunda-feira para ficar na memória. Estudantes de Direito e Gestão Pública, professores e servidores da Fundação Educacional Severino Sombra participaram na noite do dia 23, no campus Desembargador Paulo César Salomão, da primeira Aula Inaugural da Faculdade de Miguel Pereira. As palestras da aula inaugural foram proferidas pelo Defensor Público Estadual José Eduardo Salgado e pelo professor Francisco Carlos Martins, do curso de Gestão Pública.

Antes da aula, moradores de Miguel Pereira comentavam a comodidade de ingressarem no Ensino Superior sem precisar sair da cidade. Como a servidora pública municipal Maria Cláudia Vieira de Oliveira. Moradora de Governador Portela, Maria Cláudia afirmou que não fizera antes uma graduação por conta da distância de uma faculdade. “A criação da faculdade em Miguel Pereira foi uma ótima notícia para todo mundo. Eu não fiz um curso de graduação antes por causa da distância. Estou muito feliz por poder estudar na minha cidade”, afirmou. O também miguelense André Canedo aguardava com expectativa a aula inaugural. “Muito bom a gente não precisar sair para fazer a graduação. Comecei a estudar fora, mas quando soube do vestibular aqui preferi ficar em Miguel Pereira”, comentou André, que trabalha como mecânico e frequentou a sua primeira aula como aluno de Direito.

Superintendente Acadêmico da Faculdade de Miguel Pereira, o Professor Dr. Marco Antônio Soares de Souza frisou que a nova instituição de Ensino Superior da região já nasce com o “padrão Severino Sombra” de qualidade. “Teremos aqui os melhores professores, o melhor apoio, uma faculdade plenamente habilitada, com o padrão de qualidade da Fundação Educacional Severino Sombra”. Coordenador de Extensão e Pesquisa, o Professor Dr. Carlos Eduardo Cardoso já vislumbra a atuação dos novos alunos junto à comunidade de Miguel Pereira, Paty do Alferes e região. “Trabalhamos com Ensino, Pesquisa e Extensão. Esses pilares é que movem a atuação de uma instituição de Ensino Superior que trabalha com qualidade. Em breve, tenho certeza que mudaremos a vida de nossas comunidades, compartilhando saberes com a comunidade do entorno da Faculdade de Miguel Pereira”.

Diretora geral, a professora Leonina Avelino Barroso de Oliveira lembrou que o projeto pedagógico da Faculdade de Miguel Pereira foi avaliado com nota 4,7 pelo MEC, em uma escala que vai de 1 a 5, nos dois cursos: Direito e Gestão Pública. “Aqui nós vamos seguir realizando o sonho do general Sombra, fundador da Fundação Educacional Severino Sombra. Ao final do curso não quero entregar só um canudo, mas uma nova perspectiva de vida a cada um de vocês”. Coordenadora do curso de Gestão Pública, a Professora Ms. Margareth Fernandes lembrou a importância da qualificação do servidor público para a construção de um serviço público mais eficiente na região. “Precisamos de técnicos que qualifiquem cada vez mais o serviço público”. O prefeito André Português destacou a importância da Faculdade de Miguel Pereira para o município. “Posso dizer que se o meu mandato terminasse hoje já sairia daqui satisfeito com a criação da faculdade. O conhecimento adquirido a vida não tira. Tenho certeza que esta faculdade vai transformar a vida de muita gente em Miguel Pereira e região”.

Na aula inaugural, o defensor público José Eduardo Salgado palestrou sobre sua trajetória no Direito, o momento vivido pela advocacia e o futuro da profissão. Já o professor Francisco Carlos Martins, com mais de três décadas de atuação no serviço público do interior fluminense, falou da importância da profissionalização da Administração Pública e a formação de cidadãos éticos para “promover uma mudança no cenário político-administrativo”.



NEWSLETTER

Receba nossa newsletter mensalmente com notícias importantes sobre nossos cursos, eventos e mais!